Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Projeto: O casamento da Dona Baratinha
Turma: 1º ano B (vespertino)
Professora: Regiani Pinafi Carvalho

Objetivo Geral: Desenvolver a alfabetização, o letramento e a formação humana.
Objetivos específicos:

·         Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meios da literatura infantil;
·         Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do cotidiano;
·         Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas;
·         Conhecer os personagens e destacar os principais;
·         Desenhar os personagens do conto, nomeando-os;
·         Relacionar os ingredientes necessários para se fazer uma feijoada;
·          Listar os pretendentes que queriam se casar com Dona Baratinha;
·         Criar um convite para o casamento, trabalhando a estrutura desse tipo de texto;
·         Dramatização, expressão corporal e musical: dança e confecção de fantoches ou máscaras dos personagens para a encenação da história da Dona Baratinha;
·          A cada dia, após a leitura do conto, estimular as crianças a localizar no texto palavras grandes/pequenas; palavras iniciadas com o nome do aluno, dos colegas, da professora; encontrar sílabas conhecidas e formar novas palavras, bem como destacar princípio, meio e fim da história;
·         Trabalhar com o alfabeto móvel, anúncios, notícias de jornais e revistas;


INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS
CIÊNCIAS:
·         Trabalhar os seres vivos, classificando os animais quanto à espécie, reprodução, alimentação, habitat e suas características;
·         Trabalhar higiene e saúde, destacando a importância dos alimentos, a limpeza do corpo e da casa onde moramos, salientando que os insetos gostam de sujeiras;

GEOGRAFIA:
·         Mapear a sala de aula, a escola, as ruas do bairro, baseando-se nos caminhos percorridos pelos alunos e pelos os personagens da história;
·         Explorar o trajeto de casa para a escola;
MATEMÁTICA:
·         Explorar o calendário, marcar o dia do casamento de Dona Baratinha, o dia do próprio aniversário e outras datas importantes para cada uma delas. Nestas atividades, as crianças percebem aos poucos, a contagem crescente e decrescente;
ÉTICA:
·         Discutir valores universais como o respeito, amizade, responsabilidade, verdade, amor, honestidade;
·         Discutir uma conduta não ética nos personagens do conto, como, por exemplo, casar por interesse;
·         Criar regras de convivência no espaço escolar.
OUTRAS ATIVIDADES:
·         Quebra cabeças,
·         Trabalhar com a oralidade imitando os sons emitidos pelos animais;
·         Perceber o som inicial e final das palavras (percepção auditiva)


 Cronograma das atividades: O projeto “O casamento da Dona Baratinha” será desenvolvido durante dois meses.

Metodologia: O conto será apresentado aos alunos por etapas. Criar um clima de suspense no dia anterior ao início do projeto. Apresentar aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: “Quem será que vai chegar amanhã?” O cartaz deve estar enfeitado com os personagens que aparecem na história.
A cada etapa aparecerá novos personagens. Relacionar as iniciais dos nomes dos animais com os nomes da turma e escrever uma listagem dos nomes com os personagens que começam com esses sons.


Recursos:
- Folhas de papel 
- Giz de cera e lápis de cor 
- Tinta guache
- Músicas 
- Vídeos

Produto final: Ao término desse trabalho haverá uma apresentação das crianças encenando os personagens do conto.

Avaliação/ Resultados:
A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.

Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário