Projeto: O casamento da Dona Baratinha
Turma: 1º ano B (vespertino)
Professora: Regiani Pinafi Carvalho
Objetivo Geral: Desenvolver a alfabetização, o letramento e a formação humana.
Objetivos específicos:
· Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
· Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meios da literatura infantil;
· Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do cotidiano;
· Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas;
· Conhecer os personagens e destacar os principais;
· Desenhar os personagens do conto, nomeando-os;
· Relacionar os ingredientes necessários para se fazer uma feijoada;
· Listar os pretendentes que queriam se casar com Dona Baratinha;
· Criar um convite para o casamento, trabalhando a estrutura desse tipo de texto;
· Dramatização, expressão corporal e musical: dança e confecção de fantoches ou máscaras dos personagens para a encenação da história da Dona Baratinha;
· A cada dia, após a leitura do conto, estimular as crianças a localizar no texto palavras grandes/pequenas; palavras iniciadas com o nome do aluno, dos colegas, da professora; encontrar sílabas conhecidas e formar novas palavras, bem como destacar princípio, meio e fim da história;
· Trabalhar com o alfabeto móvel, anúncios, notícias de jornais e revistas;
INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS
CIÊNCIAS:
· Trabalhar os seres vivos, classificando os animais quanto à espécie, reprodução, alimentação, habitat e suas características;
· Trabalhar higiene e saúde, destacando a importância dos alimentos, a limpeza do corpo e da casa onde moramos, salientando que os insetos gostam de sujeiras;
GEOGRAFIA:
· Mapear a sala de aula, a escola, as ruas do bairro, baseando-se nos caminhos percorridos pelos alunos e pelos os personagens da história;
· Explorar o trajeto de casa para a escola;
MATEMÁTICA:
· Explorar o calendário, marcar o dia do casamento de Dona Baratinha, o dia do próprio aniversário e outras datas importantes para cada uma delas. Nestas atividades, as crianças percebem aos poucos, a contagem crescente e decrescente;
ÉTICA:
· Discutir valores universais como o respeito, amizade, responsabilidade, verdade, amor, honestidade;
· Discutir uma conduta não ética nos personagens do conto, como, por exemplo, casar por interesse;
· Criar regras de convivência no espaço escolar.
OUTRAS ATIVIDADES:
· Quebra cabeças,
· Trabalhar com a oralidade imitando os sons emitidos pelos animais;
· Perceber o som inicial e final das palavras (percepção auditiva)
Cronograma das atividades: O projeto “O casamento da Dona Baratinha” será desenvolvido durante dois meses.
Metodologia: O conto será apresentado aos alunos por etapas. Criar um clima de suspense no dia anterior ao início do projeto. Apresentar aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: “Quem será que vai chegar amanhã?” O cartaz deve estar enfeitado com os personagens que aparecem na história.
A cada etapa aparecerá novos personagens. Relacionar as iniciais dos nomes dos animais com os nomes da turma e escrever uma listagem dos nomes com os personagens que começam com esses sons.
Recursos:
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Tinta guache
- Músicas
- Vídeos
- Músicas
- Vídeos
Produto final: Ao término desse trabalho haverá uma apresentação das crianças encenando os personagens do conto.
Avaliação/ Resultados:
A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
Referências Bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário