Escola Estadual
Professora Hermelinda de Figueiredo
Cuiabá:_____________ Ano: 5º ano A
Professora: Regiani
Pinafi Carvalho
Aluno(a):__________________________________________________
Avaliação de Geografia e História 3º
bimestre
1) Quais
são as cinco regiões brasileiras?
R:___________________________________________________________
2) O
estado de Mato Grosso faz parte de qual região brasileira?
R:___________________________________________________________
3) Leia
o texto abaixo.
A agropecuária, a atividade madeireira
e a devastação da floresta Amazônica.
Grande
parte da população rural da região Norte vive da agropecuária de subsistências,
ou seja, planta para o próprio sustento. Essa agricultura de subsistência é
responsável por uma parcela importante da produção agrícola da região,
sobretudo, de produtos como arroz, milho, mandioca etc.
A
maior parte da pecuária da região Norte é praticada de maneira extensiva, isto
é, o gado é criado solto em imensas pastagens.
Nas
últimas décadas, a atividade madeireira e a expansão das atividades
agropecuárias vêm provocando a rápida devastação da floresta Amazônica. Muitas
árvores são derrubadas para fornecer madeira e dar lugar às plantações e
pastagens. Isso vem causando a extinção de inúmeras espécies de plantas e animais,
muitas ainda não conhecidas pela ciência.
1) Responda.
a) Nas
últimas décadas, a devastação da floresta Amazônica vem ocorrendo,
principalmente, devido às quais atividades econômicas?
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais
são as consequências dessa devastação para as plantas e animais da floresta?
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________
2) A
ocorrência das secas agrava as difíceis condições de vida de grande parte da
população do Sertão nordestino. Com o longo período de falta de água, os
sertanejos perdem suas lavouras e criações, e a fome se espalha entre a
população. Leia o trecho da letra da música Asa Branca e depois responda.
Quando olhei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai!
Por que tamanha judiação.
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai!
Por que tamanha judiação.
Que braseiro, que fornalha
Nenhum pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão.
Nenhum pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão.
[...]
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra eu voltar pro meu sertão.
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra eu voltar pro meu sertão.
[...]
Adaptado e Asa Branca. Cavaleiro Solitário (cd), de
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, por Gonzaguinha, Som Livre, 1993.
a)
De acordo com a letra da música, como a seca
prejudica a população?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
A população que sofre com a seca deixaria o
lugar onde vive se tivesse acesso à água para o seu consumo, para irrigar as
lavouras e alimentar as criações?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Leia o texto e responda.
Os imigrantes e a
indústria no Brasil
Muitos
imigrantes chegavam para trabalhar nas lavouras de café, mas iam viver na
cidade na busca de melhores oportunidades de trabalho como artesões ou
operários das fábricas que começavam a surgir em São Paulo. O conhecimento que
traziam da sua terra, em alguns casos, permitia-lhes abrir uma oficina, por
exemplo, e trabalhar por conta própria.
A introdução
das máquinas, já no início do século XX, mudou o modo de fabricar produtos no
Brasil.
Muitos
fazendeiros e banqueiros enriquecidos com o café usaram seu dinheiro para
importar máquinas e montar fábricas. As fábricas eram construções que reuniam
operários e máquinas em construções fechadas, normalmente sem janelas, para
evitar a distração dos operários. Os trabalhadores controlavam as máquinas e
elas fabricavam os produtos.
1)Responda.
A) Explique a diferença entre
migração e imigração.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) De onde vinham às pessoas para
trabalhar no Brasil?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Quem eram os trabalhadores das
fábricas? Marque X na resposta correta.
( )Homens
( )Homens e mulheres ( )
Homens, mulheres e crianças
C) Os imigrantes chegavam ao
Brasil para trabalhar em quê?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) De acordo com o texto por que
as fábricas eram construções fechadas e sem janelas?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
muito vou usar algumas questões para meus alunos
ResponderExcluirok
Excluir