Professora: Regiani Pinafi Carvalho
Turma: 5º ano A
Período: matutino
Objetivo geral:
Este projeto visa o trabalho de sensibilização dos alunos em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma e sua importância para a vida em geral. Apresentar para aos alunos uma visão que envolve os inúmeros
problemas enfrentados no mundo em relação à falta de água.
O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos a diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar seus conhecimentos sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumirem de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Conteúdos curriculares a serem abordados: Trabalho interdisciplinar entre disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, história e Geografia.
Conteúdos curriculares a serem abordados: Trabalho interdisciplinar entre disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, história e Geografia.
A água presente no corpo humano e nos alimentos; a importância da água para os seres vivos em geral (animais e vegetais); saúde; os ciclos da água; noção de volume, espaço e tempo; noção de racionalizar o uso da água.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: Roda de conversa no LIED com os alunos do 5º ano A. Abordar alguns conhecimentos prévios a respeito da água como: Qual a importância da água para os seres vivos? Vocês acham que pode faltar água futuramente para os seres em geral? O que devemos fazer para que a água não venha a acabar? O que fazer para preservar a água? Quais os principais fatores de poluição da água? Por que apesar de tantas informações as pessoas continuam desperdiçando água?
2ª Etapa: Montagem do painel na escola para o Dia Mundial da Água.
4ª Etapa: Após escutarem a música os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma em seguida expor no mural da escola, utilizando lápis de cor e papel branco;
3ª Etapa: Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes (no LIED).
4ª Etapa:
5ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
6º Etapa: Vídeo sobre o ciclo da água no laboratório de Informática de Educação (duração do vídeo: 6 minutos;
7ª Etapa: No LIED os alunos farão atividade de interpretação da canção “Planeta Água”;
8ª Etapa: Pedir aos alunos que levem para sala de aula materiais sobre o tema (pode ser alguma reportagem sobre o desperdício da água, sobre a poluição dos rios...)
9ª Etapa: Roda de conversa sobre os materiais levados pelos alunos pesquisados em casa.
10ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
9ª Etapa: Roda de conversa sobre os materiais levados pelos alunos pesquisados em casa.
10ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
11ª Etapa: Vídeo da Turma da Mônica –yuotube- “Economizar água”;
12ª Etapa: Produção de texto sobre o vídeo assistido na etapa anterior;
13ª Etapa: Trabalhar o assunto reaproveitamento da água. Levantar uma discussão de como poderíamos aproveitar a água da chuva para ser utilizadas em dias de seca. Mostrar aos alunos que é possível armazenar a água da chuva através de construção de cisternas (escolas, residências...)
Materiais a serem utilizados: Livros, apostilas, revistas, vídeos, sites, jornais, cola, tesoura, papéis, gravuras xerocadas.
Avaliação:
A Avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. Avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno de forma individual.
Conclusão: Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientizados sobre a importância da água para os seres vivos e que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
Desenvolvimento da 1ª Etapa
Material utilizado: Máquina máquina filmadora.
Roda de conversa com os alunos no Laboratório de Informática de Educação.
Abordar alguns conhecimentos prévios a respeito da água: Qual a importância da água para os seres vivos? Vocês acham que pode faltar água futuramente para os seres em geral? O que devemos fazer para que a água não venha a acabar? O que fazer para preservar a água? Quais os principais fatores de poluição da água? Por que apesar de tantas informações as pessoas continuam desperdiçando água?
2ª Etapa
Disciplinas: Ciências e Português
Conteúdo: A água no corpo
humano.
Objetivo: Reconhecer a
importância da água no corpo humano.
Desenvolvimento:
Levar um saco plástico transparente para sala de aula e expirar bem forte com a boca no saco.
Questionar:
- O que aconteceu quando eu expirei no saco?
Suou.
- Ficou úmido?
Sim.
- De onde saiu a umidade?
Da boca.
- E o que é a umidade que saiu da boca?
É a saliva.
- E o que é a saliva?
É água.
- Água de onde?
Do nosso corpo.
- Cerca de 70% do nosso corpo( corpo humano) é composto de água.
O suor, a lágrima, a saliva, a urina e as fezes são água
que perdemos no nosso corpo.
- Nós sobrevivemos sem água?
Não.
- Uma pessoa necessita ingerir de 2 a 4 litros de água
diariamente, uma parte dessa água está presente nos alimentos. Uma pessoa sem
água suporta no máximo 4 dias.
Em ambientes quentes sob trabalho físico intenso, a
sobrevivência se limitará a apenas 2 ou 3 dias.
- De que forma nós podemos ingerir água?
Nos sucos, picolés, sorvetes, chás...
Registro (Passar no quadro)
A água no Corpo Humano
A água é indispensável para nossa vida e para nossa
sobrevivência.
A água é o componente em maior quantidade no organismo humano,
cerca de 70% do corpo é composto de água.
Nossos corpos perdem continuamente esse líquido de diversas
maneiras, como o suor, a lágrima, a saliva, a urina e fezes.
Uma pessoa necessita ingerir de 2 a 4 litros de água
diariamente. Uma parte dessa água está presente nos alimentos.
A água consumida deve ser sempre limpa, potável, livre de
microorganismos e de substâncias tóxicas.
Atividades ( Passar no quadro)
1) Responda:
a) Por que a água é importante para a vida?
Para nossa sobrevivência.
b) Qual a água que pode ser ingerida?
Água potável.
c) Em que alimentos podemos encontrar água?
Frutas, verduras, chás...
d) Como nós perdemos água?
Através da lágrima, suor, urina e fezes.
2) Escrever no seu caderno uma lista dos alimentos que
você comeu durante o dia que possa produzir água no seu organismo:
Referências
bibliográficas
amei
ResponderExcluirObrigada!
Excluir