Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Projeto Água



Professora: Regiani Pinafi Carvalho 
 Turma: 5º ano A
Período: matutino

Objetivo geral:

Este projeto visa o trabalho de sensibilização dos alunos em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma e sua importância para a vida em geral. Apresentar para aos alunos uma visão que envolve os inúmeros 
problemas enfrentados no mundo em relação à falta de água.
 O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos a diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar seus conhecimentos sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumirem de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Conteúdos curriculares a serem abordados: Trabalho interdisciplinar entre disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, história e Geografia.
A água presente no corpo humano e nos alimentos; a importância da água para os seres vivos em geral (animais e vegetais); saúde; os ciclos da água; noção de volume, espaço e tempo; noção de racionalizar o   uso da água.

Desenvolvimento:

1ª Etapa: Roda de conversa no LIED com os alunos do 5º ano A. Abordar alguns conhecimentos prévios a respeito da água como: Qual a importância da água para os seres vivos? Vocês acham que pode faltar água futuramente para os seres em geral? O que devemos fazer para que a água não venha a acabar? O que fazer para preservar a água? Quais os principais fatores de poluição da água? Por que apesar de tantas informações as pessoas continuam desperdiçando água?

2ª Etapa: Montagem do painel na escola para o Dia Mundial da Água.

3ª Etapa: Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes (no LIED).

4ª Etapa: Após escutarem a música os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma em seguida expor no mural da escola, utilizando lápis de cor e papel branco;

5ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;

6º Etapa: Vídeo sobre o ciclo da água no laboratório de Informática de Educação (duração do vídeo: 6 minutos;

7ª Etapa: No LIED os alunos farão atividade de interpretação da canção “Planeta Água”;

8ª Etapa: Pedir aos alunos que levem para sala de aula materiais sobre o tema (pode ser alguma  reportagem sobre o desperdício da água, sobre a poluição dos rios...)

9ª Etapa: Roda de conversa sobre os materiais levados pelos alunos pesquisados em casa.

10ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;

11ª Etapa: Vídeo da Turma da Mônica –yuotube- “Economizar água”;

 12ª Etapa: Produção de texto sobre o vídeo assistido na etapa anterior;

13ª Etapa: Trabalhar o assunto reaproveitamento da água. Levantar uma discussão de como poderíamos aproveitar a água da chuva para ser utilizadas em dias de seca. Mostrar aos alunos que é possível armazenar a água da chuva através de construção de cisternas (escolas, residências...)


Materiais a serem utilizados: Livros, apostilas, revistas, vídeos, sites, jornais, cola, tesoura, papéis, gravuras xerocadas.



Avaliação:
A Avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. Avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno de forma individual.


 Conclusão: Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientizados sobre a importância da água para os seres vivos e que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.



Desenvolvimento da 1ª Etapa
Material utilizado: Máquina máquina filmadora.
Roda de conversa com os alunos no Laboratório de Informática de Educação.
Abordar alguns conhecimentos prévios a respeito da água: Qual a importância da água para os seres vivos? Vocês acham que pode faltar água futuramente para os seres em geral? O que devemos fazer para que a água não venha a acabar? O que fazer para preservar a água? Quais os principais fatores de poluição da água? Por que apesar de tantas informações as pessoas continuam desperdiçando água?

2ª Etapa
Disciplinas: Ciências e Português
Conteúdo: A água no corpo humano.
Objetivo: Reconhecer a importância da água no corpo humano. 

Desenvolvimento:
Levar um saco plástico transparente para sala de aula e expirar bem forte com a boca no saco.

Questionar:

- O que aconteceu quando eu expirei no saco?
   Suou.
- Ficou úmido?
  Sim.
- De onde saiu a umidade?
   Da boca.
- E o que é a umidade que saiu da boca?
   É a saliva.
- E o que é a saliva?
   É água.
- Água de onde?
  Do nosso corpo.
- Cerca de 70% do nosso corpo( corpo humano) é composto de água.
  O suor, a lágrima, a saliva, a urina e as fezes são água que perdemos no nosso corpo.
- Nós sobrevivemos sem água?
  Não.
- Uma pessoa necessita ingerir de 2 a 4 litros de água diariamente, uma parte dessa água está presente nos alimentos. Uma pessoa sem água suporta no máximo 4 dias.
  Em ambientes quentes sob trabalho físico intenso, a sobrevivência se limitará a apenas 2 ou 3 dias.
- De que forma nós podemos ingerir água?
   Nos sucos, picolés, sorvetes, chás...

Registro (Passar no quadro)

                                 A água no Corpo Humano

A água é indispensável para nossa vida e para nossa sobrevivência.
A água é o componente em maior quantidade no organismo humano, cerca de 70% do corpo é composto de água.
Nossos corpos perdem continuamente esse líquido de diversas maneiras, como o suor, a lágrima, a saliva, a urina e fezes.
Uma pessoa necessita ingerir de 2 a 4 litros de água diariamente. Uma parte dessa água está presente nos alimentos.
A água consumida deve ser sempre limpa, potável, livre de microorganismos e de substâncias tóxicas.

Atividades ( Passar no quadro)

1) Responda:

a) Por que a água é importante para a vida?
    Para nossa sobrevivência.
b) Qual a água que pode ser ingerida?
    Água potável.
c) Em que alimentos podemos encontrar água?
    Frutas, verduras, chás...
d) Como nós perdemos água?
    Através da lágrima, suor, urina e fezes.

 2) Escrever no seu caderno uma lista dos alimentos que você comeu durante o dia que possa produzir água no seu organismo:


Referências bibliográficas





 Painel para o Dia Mundial da Água.







2 comentários: