Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Avaliação de Ciências 3º bimestre


Escola Estadual Professora Hermelinda de Figueiredo
Cuiabá:_____________   Ano: 5º ano A
Professora: Regiani Pinafi Carvalho
Aluno (a):__________________________________________________
Avaliação de Ciências 3º bimestre.

1)      Enumere dentro dos parênteses de acordo com o significado.
(   ) Poluição do ar         (   ) Poluição da água          (   ) Poluição do solo
(A)  Para obter alimentos, o ser humano faz plantações. Nelas, geralmente, são utilizados produtos químicos, como agrotóxicos.
(B)  Os poluentes podem causar danos à saúde do ser humano, tais como bronquite, dor de cabeças, náusea, asma, entre outros.
(C)  É causada, principalmente, pelo despejo de substâncias e materiais poluentes em lagos, rios, mares e oceanos.

2)      Complete a frase utilizando as palavras do quadro abaixo.
Lençóis subterrâneos – chuva ácida – substâncias – corrosão – vegetação -

a)      Alguns gases poluentes emitidos no ar misturam-se às nuvens e podem ocasionar um fenômeno conhecido como ____________________________. Esse fenômeno pode provocar a ______________ de construções, veículos e monumentos, a destruição da ______________, entre outros prejuízos.
b)      A poluição da água é causada, principalmente, pelo despejo de __________ e materiais poluentes em rios, lagos, mares e oceanos.
c)      A água que se encontra no subsolo, muitas vezes, é contaminada por substâncias que penetram no solo e atingem os ______________________________.

3)      Sabemos que devemos conservar a água que ainda existe no nosso planeta para que futuras gerações não sofram. Muitas alternativas estão sendo feitas para poupar esse elemento natural tão importante para os seres vivos. Dê exemplo de que podemos fazer para não desperdiçarmos a água que nos resta.
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário