Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Avaliação de História e Geografia


Avaliação de História e Geografia 1º bimestre  
Ano: 5º ano A
Professora: Regiani Pinafi Carvalho


Leia o texto a seguir para responder as questões.
Texto 1.









Os primeiros habitantes do Brasil
Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.
Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé  que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.
 Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais e outros. A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza.
Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza.
Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do país.
O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura.
Embora muitas nações indígenas tenham enfrentado os portugueses através de guerras, ficaram desfavorecidos, pois não tinham armas de fogo como os portugueses.



Texto 2.








Os índios do Brasil na atualidade
  Muitas tribos, influenciadas pela cultura dos brancos, perderam muitos traços culturais. É muito comum encontrar em tribos indígenas atuais, índios falando em português, vestindo roupas e até usando equipamentos eletrônicos.
Ao entrarem em contato com os brancos, muitos índios, além de perderem aspectos culturais, contraem doenças e morrem. A contaminação de rios, principalmente por mercúrio vindo dos garimpos, também leva doenças para os índios através de seu principal alimento: o peixe.
Algumas tribos isoladas conseguiram ficar longe da influência branca e conseguiram manter  totalmente intacta sua cultura. Infelizmente, são poucas tribos nesta situação. A maior parte destas tribos está localizada na região da Amazônia.
Muitos povos indígenas tem se mantido graças à criação, nos últimos anos, de reservas indígenas. Nestas áreas, ficam longe da presença de pessoas que pretendem explorar riquezas da natureza.

1)      Responda:
a)      Qual é o assunto do texto 1?
R:________________________________________________________________________________________________________________

2)      Comente como viviam os povos indígenas no Brasil.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3)      De acordo com a leitura do texto1 escolha a alternativa correta.

a)      Os índios não respeitavam a natureza.
b)      Os portugueses foram os primeiros habitantes do Brasil.
c)      Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500.
d)     Os índios não possuíam cultura.


4)      Escolha a alternativa incorreta.

a)      O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos.

b)      Os rios, árvores, animais, ervas e plantas não eram de extrema importância para a vida destes índios.

c)      Os indígenas faziam objetos artesanais com elementos da natureza.

5)      De acordo com o texto 2 escreva V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

a)      (    )As tribos não perderam suas culturas mesmo influenciadas pela cultura dos brancos.

b)      (  ) É muito comum encontrar em tribos indígenas atuais, índios falando em português, vestindo roupas e até usando equipamentos eletrônicos.


c)      (  ) A contaminação de rios, principalmente por mercúrio vindo dos garimpos, não leva doenças para os índios através de seu principal alimento: o peixe.

d)     (   ) Algumas tribos isoladas conseguiram ficar longe da influência branca e conseguiram manter  totalmente intacta sua cultura.


1)      Leia estas informações:
O Brasil ocupa quase a metade da população de toda a América do Sul e possui limites com a maioria dos países sul-americanos. Os limites indicam os lugares onde termina o território de um país e começa outro.
Os limites do território brasileiro foram estabelecidos por meio de acordos com os países vizinhos. Esses limites são marcados por elementos naturais.
a)      De exemplos desses limites naturais.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________


1)      Pinte de acordo com o que se pede:
a)      Pinte de azul os países que fazem limites com o Brasil.
b)      Pinte de verde o território brasileiro.
c)      Pinte de amarelo os países que não fazem limites com o Brasil.
Divisão política da América do Sul.



 






2)      Pinte de acordo com o que se pede:
a)      Pinte de verde o estado de Mato Grosso.
b)      Pinte de amarelo os estado que fazem limites com o estado de Mato Grosso.



Divisão política do Brasil.



 


                                
















Nenhum comentário:

Postar um comentário