Brincar – Qual a sua importância?
Diversos estudos
concordam com a convicção de Piaget: “brincar é o trabalho da infância”. As
crianças investem entre 3% a 20% do seu tempo
e de sua energia em brincadeiras e, após um período em que foram privadas da
oportunidade de brincar, o tempo destinado a essa atividade aumenta. O brincar
está associado aos meios não aos fins – ou seja, o processo do brincar é mais
importante do que criar um objetivo. O brincar também é prazeroso.
Os pesquisadores
identificaram vários subtipos do brincar –
locomotor, social, com objetos, linguístico, simulado e o brincar sócio
dramático – e seus respectivos benefícios. Durante os anos pré-escolares, o
brincar oferece oportunidades para as crianças desenvolverem competências acadêmicas e sociais,
preparando-as para as exigências da escola e do mundo externo.
Na verdade, por
intermédio do brincar as crianças aprendem várias habilidades que
contribuirão para o seu sucesso na vida:
1) colaboração (trabalho
em equipe);
2) conteúdo (matemática,
ciência);
3) comunicação (oral e
escrita);
4) criatividade e
5) confiança.
Brincar confere às
crianças habilidades fora da sala de aula, à medida que desenvolvem habilidade para a vida.
Corre cotia
Na casa da tia
Na casa da tia
De noite e de dia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Brincando também se aprende!!!
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