Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Avaliação de Português 3º bimestre


Escola Estadual Professora Hermelinda de Figueiredo
Cuiabá;_____________   Ano: 5º ano A Professora: Regiani Pinafi Carvalho
Aluno(a):_______________________________________________________________
Avaliação de Português 3º bimestre.
Leia o conto a seguir:
A menina e o sapo
Nina, menina airosa*, formosa como ela só. Bonito era ver Nina correr. 
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa. Nina corria pelo jardim. Nina caía no gramado. Nina fazia folia. E ria.

À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia. Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo.  Sapo também viu Nina. “Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?" Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria. 

Nina beijou o sapo.  Sapo continuou sapo.  Não virou príncipe.  Mas se apaixonou por Nina. Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina. Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira.
*Airosa: De maneira delicada, elegante                      Autora: Marcia Paganini Cavéquia 
1) Releia a frase: “Nina corria pelo jardim. Nina caía no gramado. Nina fazia folia. E ria”. 
a)      Retire os verbos que aparecem e indique em que tempo verbal eles estão.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________
b)       Retire o substantivo próprio que aparece no conto.
R:___________________________________________________________
2)  Na frase:  “Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria”.
a)  A palavra sublinhada significa: (   ) intensidade                (   ) oposição de ideia

3) O que aconteceu quando Nina beijou o sapo?
R:____________________________________________________________________
4) O que o sapo pensa que Nina é?
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Qual é o título e quem escreveu o conto?
R:___________________________________________________________________
6) Sublinhe os sujeitos e circule os predicados das frases:
a) Minha amiga tem medo de escuro.
b) Nós assistimos a uma bela peça teatral.
c) O garoto chegou atrasado.
7) Os pronomes possessivos apresentados no quadro abaixo foram retirados das frases a seguir. Reescreva-as completando com os pronomes adequados.
minha – nossas – dele – seus – suas - teu
a)      Ela é tão distraída que acabou perdendo ____________ documentos.
b)      Você sabia que acho _______ nome lindo?
c)      Se nós não lutarmos, __________ florestas serão destruídas.
d)     Sinto muito por você, mas ___________ correspondências foram extraviadas.
e)      José comentou comigo a conversa que teve com os pais _______.
f)       Eu conheço todas as praias do Rio de Janeiro. Na _____  opinião, Copacabana é a mais bela.
8) Complete as frases com a forma adequada: por que, por quê, porque ou porquê.
a) _______ sua mochila está tão pesada?________ estou levando vários livros para devolver à biblioteca.
b) Camila, _________ você não foi à escola hoje? Não fui ________ estou muito gripada.
c) Nem todas a crianças vão à escola. Você sabe me explicar ________? Isso ocorre _______ muitas delas são obrigadas a trabalhar para ajudar a família.
d) Fabiano me perguntou ________ há crianças que não frequentam a escola. E você disse a ele o __________?
e) Muitos adultos não sabem ler nem escrever, ________? Eu não sei explicar o _______ desse problemas social.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário