Escola Estadual
Professora Hermelinda de Figueiredo
Cuiabá;_____________ Ano: 5º ano A Professora: Regiani Pinafi
Carvalho
Aluno(a):_______________________________________________________________
Avaliação de Português 3º bimestre.
Leia o conto a seguir:
A
menina e o sapo
Nina, menina airosa*, formosa como ela só. Bonito
era ver Nina correr.
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa. Nina corria pelo jardim. Nina caía no gramado. Nina fazia folia. E ria.
Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa. Nina corria pelo jardim. Nina caía no gramado. Nina fazia folia. E ria.
À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia. Certa vez, enquanto passeava pelo
jardim, Nina viu um sapo. Sapo
também viu Nina. “Será que, se
Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?" Nina
não sabia, mas ficava imaginando como isso seria.
Nina beijou o sapo.
Sapo continuou sapo. Não virou
príncipe. Mas se apaixonou por Nina. Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo
apaixonado suspirando pela menina. Na
cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma
terrível feiticeira.
*Airosa: De maneira
delicada, elegante Autora:
Marcia Paganini Cavéquia
1) Releia a frase: “Nina
corria pelo jardim. Nina caía no
gramado. Nina fazia folia. E
ria”.
a)
Retire os verbos que
aparecem e indique em que tempo verbal eles estão.
R:______________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Retire o substantivo próprio que aparece no
conto.
R:___________________________________________________________
2) Na frase:
“Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria”.
a) A palavra sublinhada significa: ( ) intensidade (
) oposição de ideia
3) O que aconteceu
quando Nina beijou o sapo?
R:____________________________________________________________________
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Qual é o título e quem
escreveu o conto?
R:___________________________________________________________________
6) Sublinhe os
sujeitos e circule os predicados das frases:
a) Minha amiga tem
medo de escuro.
b) Nós assistimos a
uma bela peça teatral.
c) O garoto chegou
atrasado.
7) Os pronomes
possessivos apresentados no quadro abaixo foram retirados das frases a seguir.
Reescreva-as completando com os pronomes adequados.
minha – nossas –
dele – seus – suas - teu
|
a)
Ela é tão distraída
que acabou perdendo ____________ documentos.
b)
Você sabia que acho
_______ nome lindo?
c)
Se nós não lutarmos,
__________ florestas serão destruídas.
d)
Sinto muito por você,
mas ___________ correspondências foram extraviadas.
e)
José comentou comigo a
conversa que teve com os pais _______.
f)
Eu conheço todas as
praias do Rio de Janeiro. Na _____
opinião, Copacabana é a mais bela.
8) Complete as frases
com a forma adequada: por que, por quê, porque ou porquê.
a) _______ sua mochila
está tão pesada?________ estou levando vários livros para devolver à
biblioteca.
b) Camila, _________
você não foi à escola hoje? Não fui ________ estou muito gripada.
c) Nem todas a
crianças vão à escola. Você sabe me explicar ________? Isso ocorre _______
muitas delas são obrigadas a trabalhar para ajudar a família.
d) Fabiano me
perguntou ________ há crianças que não frequentam a escola. E você disse a ele
o __________?
e) Muitos adultos não
sabem ler nem escrever, ________? Eu não sei explicar o _______ desse problemas
social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário