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domingo, 2 de setembro de 2012

Quantos litros de água devemos tomar por dia?






Crianças precisam beber pelo menos 4 copos de água ao dia. A média diária da ingestão oral de água pelo adulto é de 1,5 a 3 litros por dia. 





Todos os dias uma pessoa normal perde cerca de 3 litros de água, eliminados na urina, nas fezes ou na transpiração, mecanismos utilizados pelo organismo para manter as funções vitais, como regular a temperatura corporal. Cerca de 1 litro é reposto pela alimentação.


É por isso que, para completar a reposição das perdas, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Em algumas situações esse consumo é aumentado e em algumas patologias ocorre a necessidade de se controlar a ingestão diária de água, inclusive da água dos alimentos.



- Qual o mínimo de água que devo ingerir?

Alguns médicos afirmam que 1 litro de líquidos (água, chás, sucos e leite) por dia é suficiente. Essa quantidade é complementada pela alimentação, pois diversos alimentos, principalmente frutas e legumes, são ricos em água. Os alimentos fornecem aproximadamente 1 litro, ou seja, completando os 2 litros normalmente recomendados.


Exemplos de algumas frutas que são ricas em água:


abacaxi


acerola


melancia


kiwi



laranja, limão, maçã



Bebês até seis meses mantêm-se hidratados com o leite materno. Até o final da infância, a necessidade é de meio litro a um litro de água. 


Não se esqueça de sempre oferecer líquidos às crianças. No meio das brincadeiras, dificilmente elas se lembram de parar por causa de um copo d’água.














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