Avaliação de Geografia e História 2º
bimestre
Leia o texto abaixo.
O
clima é caracterizado pelas condições atmosféricas que predominam em um
determinado lugar, ou seja, pela ocorrência de ventos, chuvas ou secas, frio ou
calor. No Brasil prevalecem os climas quentes.
O predomínio de climas quentes no Brasil deve-se à posição
geográfica do nosso país. O território brasileiro está quase todo localizado
entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.
Embora
a maior parte dos climas que atuam no Brasil sejam quentes, apresentam algumas
características diferentes. Determinados climas são mais chuvosos, outros são
mais secos. Em alguns, as temperaturas permanecem elevadas praticamente o ano
todo. Em outros, as temperaturas são mais baixas durante o inverno. As
características do clima interferem no cotidiano das pessoas e no desempenho
das atividades econômicas.
Vidal,
Wanessa Pires Garcia. A escola é nossa: geografia. São Paulo: Scipione.2011.
1)
Responda:
a)
Qual é o assunto do texto?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O predomínio de climas quentes no Brasil
deve-se a quê?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________
1)
De acordo com o texto escolha as
alternativas corretas.
a) No
Brasil só há clima quente.
b) Embora
a maior parte dos climas que atuam no Brasil sejam quentes, apresentam algumas
características diferentes.
c) Há
lugares no Brasil onde as temperaturas são mais baixas durante o inverno.
d) As
características do clima interferem no cotidiano das pessoas e no desempenho
das atividades econômicas.
e) As
características do clima não interferem no cotidiano das pessoas.
2)
Leia o texto a seguir.
Não
tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e o tempo das chuvas. Uma
vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do
aguaceiro, metiam os pés na lama, e íamos de galochas amarelas para a escola,
eu adorava as galochas amarelas e ficava rezando para chover.
Depois
da chuva as árvores e o capim ficavam verdes, brotavam frutas silvestres. O céu
ficava repleto de pássaros. As árvores mais bonitas eram os ipês, que em agosto
se cobriam de flores amarelas.
Flor do cerrado: Brasília, de Ana
Miranda.
São
Paulo: Companhia da Letrinhas, 2004. P. 58-9
O texto acima relata,
entre outros aspectos, como as características do clima alteram a vegetação
existente em um lugar.
1) Qual
é a cidade que a autora relata no texto?
R:___________________________________________________________
2) De
acordo com o texto, escreva o que aconteceu com a vegetação de Brasília depois
das chuvas.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________
3) Por
que a autora diz que ficava rezando para chover?
R:_________________________________________________________________________________________________________________________
4) Você
considera importante a chuva para as vegetações? Justifique sua resposta.
R:_________________________________________________________________________________________________________________________
5) O
próximo texto apresenta o depoimento de uma menina imigrante que, no ano de 1
929, veio da Europa com sua família para viver no Brasil.
(...)
Assim começa a nossa
vida na Rua Jaguaribe, que marcou o nosso verdadeiro encontro com o Brasil, e
representou para nós, crianças (...), uma mudança drástica, espécie de “choque
cultural” entre nosso passado europeu e a realidade brasileira, tão diferente
em tudo.
A começar pelo clima, o
calor, a garoa, e a “ausência” das estações do ano, tão marcantes no outro
hemisférico. O verão permanente nos intrigava, as chuvas torrenciais e as
trovoadas violentas nos assustavam. Espantava-nos a rapidez com que tudo secava
após um aguaceiro daqueles – uma chuva forte em Riga (capital da Letônia. A
Letônia é um pequeno país localizado no leste europeu) significava vários dias
de calçadas molhadas e poças de água suja.(...)
Na Rua Jaguaribe teve
início, para nós crianças, uma vida nova, que no começo foi muito difícil, por
causa do idioma desconhecido, dos costumes desusados, do ambiente, do clima, e
até da roupa que trouxemos conosco (...).
Transplante de
meninas, de Tatiana Belinky. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003. p.83-4.
a) De
acordo com o texto, escreva as dificuldades encontradas pelas crianças
imigrantes quando passaram a viver no Brasil.
R:______________________________________________________________________________________________________________
b) Por
que a autora diz que a realidade brasileira era diferente em tudo?
R:______________________________________________________________________________________________________________
6) Leia
o texto abaixo.
Em 1 500, portugueses chefiados por
Pedro Álvares Cabral desembarcaram num território estranho para eles. Na praia,
um grupo de nativos os recebeu amistosamente. O nome que eles davam à região
era Pindorama, que quer dizer ‘Terra das Palmeiras’.
Os nativos de Pindorama não tinham o
mesmo estilo de vida dos portugueses. Não conheciam a propriedade privada, a
terra era de todos. Receberam bem os portugueses, mas essa relação amistosa
acabou quando estes começaram a escraviza-los.
1) De
acordo com o texto responda.
a) Qual
território estranho que os portugueses desembarcaram?
R:_____________________________________________________
b) Quem
eram os nativos que o texto se refere?
R:______________________________________________________
c) Quem
deu o nome de Pindorama à região? E o que significa?
R:______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário