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domingo, 23 de março de 2014

Hipótese de escrita dos alunos do 1º ano B - 2013


Diagnóstico realizado com a minha turma da alfabetização para descobrir em qual nível de escrita os alunos se encontram.

De acordo com Ferreiro e Teberosky, as crianças elaboram verdadeiras "teorias" explicativas que assim se desenvolvem: a pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses. (http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml)


Pré-silábico: As partes escritas não correspondem às partes do nome. Nesta fase as crianças misturam letras e números. 














                                 Silábico: A quantidade de letras de uma palavra pode ter correspondência com a quantidades de partes que se reconhece na emissão oral. A criança faz corresponder uma grafia a cada sílaba.




http://pactoslazaleia1.blogspot.com.br/p/niveis-de-escrita.html












domingo, 9 de março de 2014

Fichas informativas - Animais do Pantanal

TURMA: 1º ANO

TEMPO/DURAÇÃO: NO DECORRER DO ANO LETIVO

EIXO/UNIDADE TEMÁTICA: 

  •  Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
  • Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
  • Oralidade
  • Escrita (compartilhada e autônoma)
  • Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
  • Oralidade

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

 

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

 

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

 

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

 

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

 

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

 

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

 

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

 

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

 

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

 

(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

 

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.

 


OBJETOS DO CONHECIMENTO:

 Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Planejamento de texto

Revisão de textos

Escuta atenta

Características da conversação espontânea

Relato oral/Registro formal e informal 

Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

Construção do sistema alfabético 

Produção de texto oral

 


DESENVOLVIMENTO:

Além da "agenda de animais" realizamos outra atividade que contribuiu para o letramento e a alfabetização: fichas informativas sobre os animais.

Intercalando com a "agenda dos animais" eu distribuía uma folha com algum animal na forma de quebra-cabeça para as crianças.

Durante a aula eu perguntava o que as crianças sabiam a respeito do animal, cada um falava um pouco (levantamento prévio). Após os levantamentos prévios eu lia o texto que trazia as informações sobre as características do animal estudado no dia. As crianças também traziam algum texto com informação sobre o animal e eu lia para a turma.

Logo após a leitura eu distribuía as folhas com o quebra-cabeça. Então a turma pintava, recortava, montava e colava os animais na folha de papel sulfite.

Depois era a hora de escrever o que a turma mais gostou de saber sobre o animal. Com a minha ajuda (escriba) eu escrevia (no quadro) as frases que as crianças falavam. Em seguida fazíamos as devidas correções ou não nas frases. E assim realizamos as fichas informativas no decorrer do ano letivo.

Foi muito importante realizar essa atividade com meus alunos, pois a cada dia fui percebendo a participação e o desenvolvimento do letramento e também da alfabetização da turma.