Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Meu primeiro livrinho


Confecção do "Meu primeiro livrinho".
Os alunos do 1º ano B mostrando a capa do livrinho que eles fizeram no decorrer do ano letivo.
Mais uma das atividades que contribuiu para alfabetizá-los.



















terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Agenda de animais


TURMA: 1º ANO 

TEMPO/DURAÇÃO: DURANTE O ANO LETIVO


EIXO/UNIDADE TEMÁTICA: 

  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
  • Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
  • Oralidade
  • Escrita (compartilhada e autônoma)
  • Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
  • Oralidade



DIREITOS DE APRENDIZAGEM:


(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.


OBJETOS DO CONHECIMENTO:

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Planejamento de texto
Revisão de textos
Escuta atenta
Características da conversação espontânea
Relato oral/Registro formal e informal 
Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Construção do sistema alfabético 
Produção de texto oral


DESENVOLVIMENTO: 

No decorrer dos dias fui percebendo a necessidade de elaborar atividade que contribuísse com o desenvolvimento da turma.

A próxima atividade do livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano seria a elaboração de agenda telefônica. Então modifiquei a proposta do livro didático e  planejei algo que eles gostassem e que despertasse o interesse em escrever.

 Nesta fase entre seis e sete anos de idade as crianças gostam de saber sobre os animais. Por isso produzimos uma "agenda" que envolviam os nomes e algumas curiosidades sobre os animais (principalmente os animais da nossa fauna Mato Grossense o Pantanal). 

Uma vez por semana nós escrevíamos em um caderno (que transformamos em agenda) os nomes dos animais. Cada vez escrevíamos os nomes de acordo com a letra do alfabeto estudada no dia ou na semana.  

Além de desenvolver a coordenação motora com as letras de forma e cursiva, eles foram percebendo a ordem alfabética. No final de cada escrita eles produziam os desenhos dos animais estudados no dia.

Resultado: Eles gostaram muito de produzir uma "agenda de animais". As crianças ficavam todos alegres quando chegava o dia de escrever na "agenda". 

E eu, professora Regiani, pude perceber a importância de se planejar e desenvolver atividades com objetivos claros e principalmente propor atividades de acordo com a realidade da turma.