Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Apresentação sobre higiene bucal


Aprendendo sobre a importância de escovar o dentinhos!
Na nossa aula sobre higiene bucal os pequenos aprenderam que devemos escovar os dentes após as refeições para evitar as cáries.
Logo após esse momento, os alunos  fizeram uma apresentação aos seus colegas do o que aprenderam sobre a higiene dos dentinhos!












sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Projeto: O casamento da Dona Baratinha
Turma: 1º ano B (vespertino)
Professora: Regiani Pinafi Carvalho

Objetivo Geral: Desenvolver a alfabetização, o letramento e a formação humana.
Objetivos específicos:

·         Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meios da literatura infantil;
·         Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do cotidiano;
·         Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas;
·         Conhecer os personagens e destacar os principais;
·         Desenhar os personagens do conto, nomeando-os;
·         Relacionar os ingredientes necessários para se fazer uma feijoada;
·          Listar os pretendentes que queriam se casar com Dona Baratinha;
·         Criar um convite para o casamento, trabalhando a estrutura desse tipo de texto;
·         Dramatização, expressão corporal e musical: dança e confecção de fantoches ou máscaras dos personagens para a encenação da história da Dona Baratinha;
·          A cada dia, após a leitura do conto, estimular as crianças a localizar no texto palavras grandes/pequenas; palavras iniciadas com o nome do aluno, dos colegas, da professora; encontrar sílabas conhecidas e formar novas palavras, bem como destacar princípio, meio e fim da história;
·         Trabalhar com o alfabeto móvel, anúncios, notícias de jornais e revistas;


INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS
CIÊNCIAS:
·         Trabalhar os seres vivos, classificando os animais quanto à espécie, reprodução, alimentação, habitat e suas características;
·         Trabalhar higiene e saúde, destacando a importância dos alimentos, a limpeza do corpo e da casa onde moramos, salientando que os insetos gostam de sujeiras;

GEOGRAFIA:
·         Mapear a sala de aula, a escola, as ruas do bairro, baseando-se nos caminhos percorridos pelos alunos e pelos os personagens da história;
·         Explorar o trajeto de casa para a escola;
MATEMÁTICA:
·         Explorar o calendário, marcar o dia do casamento de Dona Baratinha, o dia do próprio aniversário e outras datas importantes para cada uma delas. Nestas atividades, as crianças percebem aos poucos, a contagem crescente e decrescente;
ÉTICA:
·         Discutir valores universais como o respeito, amizade, responsabilidade, verdade, amor, honestidade;
·         Discutir uma conduta não ética nos personagens do conto, como, por exemplo, casar por interesse;
·         Criar regras de convivência no espaço escolar.
OUTRAS ATIVIDADES:
·         Quebra cabeças,
·         Trabalhar com a oralidade imitando os sons emitidos pelos animais;
·         Perceber o som inicial e final das palavras (percepção auditiva)


 Cronograma das atividades: O projeto “O casamento da Dona Baratinha” será desenvolvido durante dois meses.

Metodologia: O conto será apresentado aos alunos por etapas. Criar um clima de suspense no dia anterior ao início do projeto. Apresentar aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: “Quem será que vai chegar amanhã?” O cartaz deve estar enfeitado com os personagens que aparecem na história.
A cada etapa aparecerá novos personagens. Relacionar as iniciais dos nomes dos animais com os nomes da turma e escrever uma listagem dos nomes com os personagens que começam com esses sons.


Recursos:
- Folhas de papel 
- Giz de cera e lápis de cor 
- Tinta guache
- Músicas 
- Vídeos

Produto final: Ao término desse trabalho haverá uma apresentação das crianças encenando os personagens do conto.

Avaliação/ Resultados:
A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.

Referências Bibliográficas: